Chimarrão uma tradição sulista benéfica à saúde

Por: Karol Alberton

O chimarrão é uma bebida característica da cultura do sul, é composta por uma cuia, uma bomba, erva-mate moída, água quente e tem gosto mais ou menos amargo. Nos países de língua castelhana é utilizado o termo mate que é sinônimo de chimarrão.
Tomar chimarrão é símbolo da hospitalidade sulista, quem chega como visita em uma casa dessa região, é logo recebido com uma cuia de “chima”. Teresinha Alberton, 55 anos e que mora em Dois Vizinhos – PR, consome a bebida desde os 7 anos de idade. “Sempre fui parceira do pai e da mãe para tomar chimarrão, mas naquela época não podia tomar com os adultos, tinha que esperar eles acabarem, para depois podermos tomar”, esse costume passou de pai para filha e a gaúcha que vive no Paraná segue esse costume, tomando a bebida de 2 a 3 vezes ao dia “É quase obrigatório quando chegam visitas ou hóspedes servir uma cuia de chimarrão”, frisa Teresinha.
O chimarrão pode servir como "bebida comunitária", enquanto você passa a cuia para o próximo bebê-lo, ele vai ficando melhor, isso é interpretado poeticamente como você desejar algo de bom para a pessoa ao lado e, consequentemente, às outras que também irão beber o chimarrão. É comum nas cidades do sul os mais “viciados” na bebida, tomarem durante todo o dia, mesmo a sós.
Jaime Alberton, 57 anos, marido de Teresinha, conta que a dona da casa além de preparar o chimarrão para outras pessoas poderem apreciá-lo, é a primeira a beber, em sinal de educação, já que o primeiro chimarrão é o mais amargo. “Lá em casa quem prepara é minha mulher, até porque, eu gosto de tomar, depois que a erva já esta bem lavada e até acrescento um pouco de açúcar”, brinca Jaime. Considera-se uma situação desagradável quando o chimarrão é passado adiante sem fazer a cuia "roncar".
O chimarrão chegou a ser proibido no sul do Brasil durante o século XVI, foi considerada "erva do diabo" pelos padres jesuítas das reduções da cidade de Guaira. A partir do século XVII, os religiosos passaram a incentivar seu uso com o objetivo de afastar as pessoas do álcool, mas, além disso, o chimarrão possui muitas propriedades medicinais e nutritivas.

A bebida ajuda na digestão, é um moderador diurético, estimulante das atividades físicas e mentais, auxilia na regeneração celular e combate o colesterol ruim graças a sua ação antioxidante, elimina a fadiga, contém vitaminas - A, B1, B2, C e E, é rico em sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês, um estimulante natural que não tem contra-indicações. O chimarrão atua sobre a circulação acelerando o ritmo cardíaco, por ser estimulante possui também poderes afrodisíacos, graças a vitamina “E” presente na erva-mate, rico em flavonóides (antioxidantes vegetais) que protegem as células e previnem o envelhecimento precoce, tendo um efeito mais duradouro pela forma especial como se toma o mate.
Segundo o médico Dr. Artidoro Balarezo Moral, de Dois Vizinhos – PR, o único maleficio do chimarrão é se for ingerido em alta temperatura. “Não pode consumir a água fervendo, pois pode causar câncer de esôfago, fora isso, em temperatura correta o chimarrão pode ser ingerido de duas a três vezes ao dia”. A bebida previne a osteoporose, fortalecendo a estrutura óssea graças ao cálcio e as vitaminas contidas na erva-mate, contribui na estabilidade dos sintomas da gota (excesso de ácido úrico no organismo), é rico em fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino.
 O chimarrão auxilia em dietas de emagrecimento, atua beneficamente sobre os nervos e músculos é um regulador das funções cardíacas e respiratórias e para completar, segundo o Instituto Pasteur da França e a sociedade científica de Paris, não existe no mundo outra planta que se iguale à erva-mate em suas propriedades e seu valor nutricional.
Ainda hoje é hábito fortemente arraigado no Brasil (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso). Em parte da Bolívia, Chile, Uruguai, Argentina e em todo o Paraguai é tomado frio e o ano todo, e alguns assim o tomam mesmo no inverno, e é chamado de tererê.
A banda gaúcha Engenheiros do Hawaii compôs uma canção chamada "Ilex Paraguariensis", em homenagem ao chimarrão e em 2003, a história do chimarrão virou enredo da escola de samba Aliança, de Joaçaba, em Santa Catarina.

Comentários

  1. Nossa muito bom esta matéria sobre o Chimarrão! Eu não sabia que ele era tão bom para saúde, e não sabia que ele possuí todas essas vitaminas que de fato são essenciais ao nosso corpo e organismo.
    Muito bom mesmo, e parabéns ao autor dessa incrível matéria.

    ResponderExcluir
  2. Linda matéria, muito bom aprender sobre o chimarrão, eu também não sabia o quão benéfico ele é para nossa saúde!!! Parabéns ótimo aprendizado a todos nós!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente me surprendi com esta matéria...quanta coisa que um simples chimarrão pode fazer pra nossa saúde,num lado positivo,realmente gostei muito desta matéria e é uma coisa interessante saber dos benefícios que ele pode nos trazer!!
    Amei esta matéria!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!!
    É impressionante a forma de como você consegui destacar os detalhes mais simples e importantes de determinados assuntos, coisas que nem nós mesmo destacamos,mesmo que seja mais simples possivel.
    Eu,sinceramente adorei, não sabia que o chimarrão obtia tantos benefícios para a saúde, vou aderir ao consumo urgemente!
    Mais uma vez, boa sorte, vc é extremamente BRILHANTE.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto!! Disse tudo o que esta bebida significa para nós os sulistas. Eu tomo chimarrão todos os dias...e adoro!! Parabéns Tere!! Parabéns pela matéria da sua filha!!

    ResponderExcluir
  6. Que matéria extraordinária minha amiga fiquei arrepiado ao ler porque minha família veio da Espanha para Uruguaiana no Rio Grande e até hoje mesmo Pernambucanos alguns ainda mantém o costume de tomar um bom Mate e o meu preferido é Barão Verde. Ary Dutra

    ResponderExcluir
  7. Alguma duvida.... esse é um vicio benéfico para nossa saúde. Eu e meu filho de 9 anos tomamos Chimarrão todos os dias.

    ResponderExcluir
  8. Conheci minha tia na foto, a matéria ficou maravilhosa mesmo, bjão

    ResponderExcluir
  9. Sou de Costa Rica e achei este site realmente interesante!!...

    ResponderExcluir
  10. Tomo chimarrão há muitos anos e não sabia de tantos os benefício que o erva mate nos dá.

    ResponderExcluir
  11. Se trás benefícios para a saúde...amei o Chimarrão. Vou tomar todos os dias!
    Excelente matéria

    ResponderExcluir

Postar um comentário